Preloader Image 1 Preloader Image 2

Os Números da inflação são 3 vezes mais altos entre os pobres.

Se você lida com as compras do dia a dia. Deve ficar atento ao índice da inflação. O Ipea relata números impressionantes. Leia mais aqui.

Fonte: Google

Os Números da inflação são 3 vezes maiores entre as famílias de baixa renda. O Ipea – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, divulgou o número de incidência inflacionária para as famílias de baixa renda. Assim, a Inflação tem sido severa entre os brasileiros em situação de pobreza.

E o Brasil entra definitivamente no estado de recessão.

Em recente pesquisa o Ipea divulgou os índices da inflação sobre esse grupo. Além dos alimentos, outros setores desse grupo sofrem a variação de preço.

Sendo assim, blog decidiu trazer este artigo para esclarecer os pontos de alteração da inflação. Quer saber como previnir sua família? Então leia o artigo na integra.

Os índices da inflação

Alguns grupos tem influenciado os índices a flutuarem. E ainda, por serem alimentos, tendem a influenciarem muito mais para os números da inflação serem 3 vezes mais altos.

Dessa forma, na lista de rankeados, estão o arroz, o feijão, óleo de soja e o leite. Assim, esses alimentos tiveram um percentual de variação absurda, são eles respectivamente: 41%, 34%, 51% e 30% ao ano.

Ainda, a taxa inflacionaria alcançou um índice incrível no mês de setembro. Em comparação aos dados apontados pela Ipea para famílias de classe alta é distante daquele apontado para famílias de baixa renda.

Assim, segundo o Ipea os brasileiros de baixa renda teve 0,98% de índice inflacionario contra 0,29% daquelas em situação de classe alta.

Dessa forma, para o Ipea a faixa de renda tomada como base para definir a classe do brasileiro foram as seguintes:

São considerada famílias de baixa renda aquela que gastam o máximo de R$ 1.650,00. mês.

Já para classificar as famílias de classe alta, o Ipea tomou como base o valor mensal superior a R$ 16.509,66 mês.

Os fatores que impulsionam os números da inflação

O Ipea apurou em pesquisa que a inflação foi impulsionada por 3 itens importantíssimo para a base alimentar de toda a família.

Assim, os grandes vilões da base alimentar forma o leite, óleo de soja e o arroz. Esse alimentos corresponderam a cerca de 75% da inflação.

Os Grupos que elevam os números da inflação

Fonte: Google

Portanto, para o acumulo do ano. Segundo a pesquisa Ipea, os índices podem ser ainda mais alarmantes.

Assim, a cesta básica no Brasil aumentou cerca de 2,5%. Ou seja, um dos índices mais severos já registrados.

Porém, os alimentos não forma os únicos produtos a superarem os índices. Outro grupo que impulsionou essa lata foram os da habitação, gás, e materiais de limpeza.

Assim, esse segundo grupo tem elevado ainda mais a inflação no país. contudo, essa alta apenas influencia a renda do pobre.

Já para o outro grupo, de brasileiros de classe alta, são outros fatores que influenciam. Por exemplo, o plano de saúde, informática e a gasolina.

Por fim, o acumulado do ano não é nada satisfatório. Pois o índice chegou a 2,5% e ainda com retração de 0,2% ao mês sobre a renda.

Conclusão do relatório

O Ipea acredita que os índices devem normalizar apenas no terceiro trimestre de 2021. Portanto, para as famílias de baixa renda essa perspectiva de alto índice deverá se manter.

Assim, aconselha a reavaliação dos gastos e do consume. Ou seja, substituir os alimentos mais afetados sem perder a estrutura alimentar.

Por fim, evitar os desperdícios e, ainda, não deixar de investir em algo que seja rentável.

Gostou do nosso artigo? Compartilha com seus amigos, familiares e ainda em suas redes sociais. Por fim, veja outros artigos aqui em nosso blog sobre investimentos.

Formado em direito Especialista em economia, investimento e finanças pessoal. Seu foco é mudar a vida financeira das pessoas.

6 Comments

6 Comments

  1. Hey there! Do you know if they make any plugins to assist with Search Engine Optimization? I’m trying to get my site to rank for some
    targeted keywords but I’m not seeing very good
    results. If you know of any please share. Many thanks!
    You can read similar text here: Good escape room

  2. I’ll immediately take hold of your rss as I can’t to find your e-mail subscription hyperlink or newsletter service. Do you have any? Kindly allow me recognise in order that I may just subscribe. Thanks!

  3. I ran into this page mistakenly, surprisingly, this is a great website. The site owner has carried out a superb job of putting it together, the info here is really insightful. You just secured yourself a guarenteed reader.

  4. Hello! Do you know if they make any plugins to help with SEO?
    I’m trying to get my website to rank for some
    targeted keywords but I’m not seeing very good success. If
    you know of any please share. Cheers! I saw similar text here

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *