Após a pandemia, o mundo todo passou a normalizar compras pela internet, inclusive, a interação através de redes sociais se tornou o novo normal. Ou seja, passar o tempinho no TikTok ou Instagram se tornou um hábito entre as pessoas. Então, muitos empresários passaram a enxergar nos anúncios por estas redes sociais, um meio para ganhar dinheiro. Porém será necessário, saber se esses criadores de conteúdo podem contribuir com a divulgação do seu negócio.
Atualmente, cerca de 61% dos consumidores passaram a comprar produtos e serviços recomendados por estes influenciadores. Neste contexto, apenas 38% confiam em conteúdos publicitários recomendados pelas marcas. Esse movimento revela que em alguns casos, a comunicação entre a sua marca e o consumidor pode estar faltando a recomendação dos influenciadores.
Os criadores de conteúdo vêm chamando cada vez mais a atenção de empresários para a divulgação dos seus produtos. Afinal, a rede social se tornou um meio de comunicação superacessível entre várias pessoas. Além disso, divulgar um produto nos dias atuais além de encontrar um influenciador, é preciso saber se o influenciador se encaixa no pré-requisito da marca.
Segundo um estudo de psicólogos, os criadores de conteúdo se tornaram a principal referência em relação ao estilo de vida dos jovens. Ou seja, antes de contratar um influenciador para divulgar a sua marca será necessário saber se o influencer está de acordo com o seu público-alvo. Saiba mais ao longo desse artigo.
Estabeleça suas intenções
Apesar de fazer bastante sucesso entre os jovens, existem algumas plataformas de relacionamento ou redes sociais. Que não comportam a propaganda de determinados produtos e serviços. Mas o que isso significa? Bem, primeiramente para poder ter sucesso na divulgação do seu negócio será preciso definir as suas intenções com o marketing de influência.
Além disso, determinar o público-alvo é um fator fundamental para o sucesso de vendas do seu produto. Assim, atrair compradores para o seu produto e fidelizar o cliente pode ser um sinal positivo de que a propaganda obteve sucesso. Boa parte dos influenciadores digitais possuem mais de uma plataforma, uma para engajamento e outra pessoa. Onde apenas alguns seguidores fazem parte do dia a dia desse influencer, essa é uma excelente opção para quem deseja trabalhar como influenciador.
Você pode ter uma conta pessoal, onde apenas os seus amigos mais próximos e família podem interagir. Assim como, um perfil profissional para mostrar o seu trabalho além de trazer mais credibilidade para o seu trabalho. De acordo com um estudo sobre redes sociais realizado por especialista, cerca de 60% dos usuários do Instagram têm entre 18 e 34 anos. Já a plataforma Facebook possui um público mais velho, a rede social, faz muito sucesso nos EUA, por exemplo.
Níveis de influência
Além de procurar informações sobre o trabalho do influenciador, será necessário procurar perfis de profissionais dessa área e também do seu público. Trata-se de um trabalho cuidadoso e que envolve muita pesquisa, utilizar as hashtags relacionadas à sua marca para expandir o seu público, deve ser um dos principais pontos da sua lista.
Essa pode ser uma excelente alternativa para empreendedores que buscam expandir o seu público. Neste âmbito, inclusive, buscar criadores de conteúdo que são conhecidos por publicarem temas apelativos; certamente não será uma boa opção. Pois, a imagem do influenciador estará atrelada a sua marca, portanto, pesquisar bem antes de contratar o criador de conteúdo para a sua marca é fundamental.
Vale ressaltar que apesar de fazerem bastante sucesso nas redes sociais, os criadores de conteúdo não têm credibilidade para recomendar determinados produtos. Portanto, além de escolher bem o influenciador na hora de fechar contrato. É importante saber como funciona o seu segmento, assim, você poderá traçar o perfil com clareza, sabendo se de fato o influenciador se encaixa no estilo de propaganda que o seu negócio precisa.
Os criadores de conteúdo podem contribuir na divulgação da sua marca?
Como mencionei, os criadores de conteúdo podem sim, contribuir para a expansão da sua marca. Porém, antes de fechar contrato e gravar aquele vídeo para o Instagram, por exemplo, será necessário saber qual é o seu público além do alcance que o vídeo terá. Esses fatores podem determinar o sucesso ou fracasso total da sua marca ou produto.
Outro ponto importante, está na quantidade de seguidores, nem sempre ter muitos seguidores significa que o criador de conteúdo é ideal para divulgação da sua marca. Além disso, alguns influenciadores não geram o lucro esperado pela marca e mesmo assim cobram caro para a divulgação do produto. Por isso, é preciso saber qual o influenciador é a cara da sua marca além do contrato que deverá ter esses requisitos.
O influenciador que possui uma quantidade menor de seguidores, porém, os seus seguidores interagem? Esse pode ser um fator relevante na hora de contratar, a figura pública para divulgar a sua marca. Os nanoinlfuenciadores, por exemplo, possuem cerca de 1.000 a 10 mil seguidores, já micro influenciadores possem cerca de 10 mil até 50 mil seguidores. O megainfluenciador possui 1 milhão de seguidores, por fim, determinar o seu público e o criador ideal será a melhor estratégia.
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