Mudar hábitos é fácil? Entenda como lidar com as mudanças.

Conheça algumas mudanças de hábito que podem ajudar nesta jornada. Confira!
Anúncios


como mudar hábitos
Fonte: Google

Você já tentou mudar algum comportamento em você, mas não obteve sucesso? Você já se perguntou como mudar hábitos ou o seu jeito de agir nas mais variadas situações?

Eu posso te responder que é difícil para você como para qualquer ser humano, pois trata-se de um processo onde é preciso sair da zona de conforto e contudo também uma questão biológica e física dados científicos já atestam isso. Todavia o agente necessário para toda e qualquer mudança que se queira empreender em você é só seu cérebro. Esta máquina eficaz e gigantesca sendo assim absurdamente complexa que pesa cerca de 2% do peso de um ser humano.

Porém, gasta 20% da energia que uma pessoa despõe. Este mecanismo complexo é heterogênia por circuitos, assim sendo conhecido como neorônios. Em cada célula é encontrada à volta de 100 bilhões deles, e cada um desses neorônios faz aproximandamente uma média de 1.000 e 10.000 conexões entre si.

Sendo assim tente imaginar o número de combinações que todos os circuitos fazem entre eles. Em apenas um único cérebro. Cientistas avaliam que existem uma série de outras combinações entre os circuitos cerebrais.

Do que por exemplo o número de átomos em todo o universo, você entende o quanto é complexo este assunto e a maneira como o cérebro humano funciona?

Contudo, se você segue lendo este texto isso só pode significar que as suas combinações estão funcionando perfeitamente e que o seu cérebro está em dia e isso é um motivo para agradecer.

Saia da zona de conforto, mudar hábitos te ajudará!

Para essas tomadas de decisão, que não são automáticas, por exemplo acender a luz ao entrar em um quarto escuro. Para isso utilizamos o córtex pré-frontal a parte responsável que se localiza na frente no cérebro humano dessa maneira é responsável por tomar decisões que envolvem o futuro sendo assim respnsável por frear os impulsos que podem vir a prejudicar- lhe assim sendo o que conhecemos por autocontrole.

Cada ser humano é único assim como o seu cérebro que também é uma complexa e única, tão única que inclusive é impossível ter conhecimento de como um outro cérebro vê, percebe e sente a vida ou seja é uma experiência única para cada um. Sendo assim nenhuma a pessoa mais empática do mundo conegue saber o que o outro sente.

Contudo é difícil para percebemos a realidade da outra pessoa, pendemos a achar que as outras pessoas tem a mesma linha de raciocínio ou o que pode ser pior é achar que as pessoas deveriam ter o mesmo pensamento. Todavia o cérebro busca poupar energia todo o tempo desse modo ele vai se concentrar no que já sabe e já entende como seguro e confortável, sendo assim sair da zona de conforte é realmente incomodo.

Algumas dimensões de hábito

Vamos voltar a pergunta que foi feito no início deste texto, você já tentou mudar algum comportamento em você? Se a resposta for sim ou pelo menos espero que seja sim. Seria desanimador se caso você não quisesse ou que é pior se você achar que não é preciso mudar nenhum hábito, pois mudar é necessário para evoluir, o ser humano precisa de mudanças.

Entretanto é fácil mudar? Não, porém é possível simr para que essa mudança aconteça você precisa desenvolver a capacidade emocional e racional de trazer para você toda a responsabilidade que lhe acontece ao contrário de cair em um autoengano, assim a reação mais fácil que muitas pessoas tem é apontar um culpado quando.

Sendo assim você comete o erro de tirar a culpa pelos seus atos, o pesar é doloroso realmente para enfrentar algum processo de mudança. Contudo se você deseja mudar aprenda uma coisa preciosa todo hábito possui grandes dimenssões, a mais óbvia dessas dimenssões é a do comportamento, porém todo comportamento acaba gerando uma recompensa ou não em outras palavras você faz determinada coisa pela recompensa?

Gatilhos para mudar hábitos

mudar hábitos
Fonte: Google

Todavia antes da recompensa e também antes do comportamento uma pessoa tem o gatilho, entendemos por gatilho é o que desperta o comportamento, dessa forma se você deseja mudar um determinado hábito você precisa determinar mudar o seu gatilho, como por exemplo o comportamento que você deseja mudar é o consumo é preciso descobrir o que leva você a consumir ou seja o gatilho.

Contudo o que faz com que poupe menos dinheiro que você poupa, é preciso provocar o seus gatilhos assim sendo trabalhar na mudança desses gatilhos e enfim mudar hábitos, é importante mudar um hábito de cada vez, pois é preciso tempo para o entendimento de cada mudança.

Entenda que quando mais energia tiver que gastar, será mais difícil se incorporar ao novo hábito, seja simples, todavia não espere ter que aprender a mexer em uma planilha complexa para então assim poder controlar suas finanças, não ter pressa e agir com paciência nesta mudança vai fazer com que essa mudanças seja natural, apenas comece e confie no poder que você possui para mudar é mais simples e fácil de que se pensa.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *