Planejamento empresarial e sua importância hoje.

Buscar por informações, entender da área que pretende atuar e fazer um bom planejamento pode salvar uma empresa antes mesmo dela existir.
Anúncios


Planejamento empresarial
Fonte: Google

Abrir o próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros, e a pandemia do novo coronavírus contribuiu para que muitas pessoas colocassem a “mão na massa”. No entanto, boa parte dos empreendedores surgiram devido às dificuldades encontradas. Logo, milhares de pessoas perderam o emprego desde o início da crise, e não conseguiram recolocação no mercado de trabalho. Assim, antes de prensar em realizar o sonho de ser empresário é importante efetuar um planejamento empresarial.

Afinal, somente em 2020, cerca de 3.359.000 empresas foram abertas no Brasil, dessas mais de 2.263.000, em torno de 79% foram MEI (microempreendedores individuais). São números que mostram crescimento recorde na formalização de novas empresas no país; e de acordo com relatório do Mapa de Empresas, teve alta de 6% em comparação com 2019.

Portanto, mesmo que o incentivo maior em abrir um negócio tenha sido a necessidade; se tornar MEI é um processo simples, com custo baixo e proporciona certas garantias. Porém, para que uma empresa consiga sobreviver no concorrido mercado.

Desse modo, é preciso planejar, entender a área que pretende atuar e buscar por informações, afim de profissionalizar o negócio. Foi o que fez Acza Kate Rodrigues, uma empreendedora de 36 anos que mora em Brasília. Há aproximadamente 2 anos, Acza descobriu o gosto pela costura e passou a produzir as roupas dos seus 3 filhos. Com intuito de aperfeiçoar as habilidades.

Assim, buscou por informações em conteúdo na internet, e fez vários cursos; logo despertou a vontade de investir na própria marca. Ficou interessado em conhecer essa história? Então fique conosco até o final.

Descubra a seguir quais as vantagens de efetivar o planejamento empresarial antes de iniciar sua atividade empresarial.

Tenha você também uma história de sucesso, planeje.

Primeiramente a empreendedora procurou se aperfeiçoar no que até então era um “hobby”. O desejo de colocar em prática tudo o que havia aprendido, serviu de motivação e então surgiu a Startup Gota D’água, uma marca de roupa infantil. Atualmente as vendas acontecem através das redes sociais, mas Acza e a sócia pretendem aumentar ainda mais as vendas. Para isso, planejam criar um site, já com lançamento de coleção.

Segundo a empreendedora, o que serviu como incentivo para dar continuidade ao negócio foi parar de esperar pelo momento certo, e começar com que tinha. Além disso, as condições consideradas exatas, podem demorar ou nunca chegarem. Por isso é tão importante acreditar no sonho e correr atrás dos objetivos, caso queira ter sucesso. 

De acordo com informações da empresária, logo no início ela fez o registro como MEI, pois pensava em expandir os negócios. Para ela o sonho era ser empreendedora, mas deveria acontecer em um processo todo regulamentado, para ter crescimento real. Também faz parte dos planos da Gota D’água ampliar a equipe, dentro do permitido.

A importância do planejamento empresarial

Planejamento empresarial
Fonte: Google

A princípio, para fazer um bom planejamento, é necessário pensar no consumidor e automaticamente no marketing de vendas. Além de identificar o público-alvo, a localização, a demanda do produto ou serviço na região em que deseja atuar. Também é preciso saber como o chegar aos consumidores e chamar atenção, até se tornar um cliente.

Segundo César Rissete, gerente da Unidade de Competitividade do Sebrae, é preciso saber se o público almejado está no local onde foram colocadas as informações, como redes sociais. Também é preciso entender se fazer divulgações apenas na internet será o suficiente, ou se deve divulgar com impresso e distribuir; e quem sabe até fazendo um aplicativo.

Segundo Haroldo Matsumoto, especialista em gestão de negócios da Prosphera, muitos microempresários confiam demais no sucesso próprio e começa a empresa de qualquer maneira sem planejar. Sendo que no planejamento inicial, é possível testar antes como o serviço ou produto será oferecido, dessa forma o empreendedor saberá se as pessoas irão se interessar e realizar a compra. 

Orientação de profissionais para um bom planejamento empresarial

É importante entender a evolução do serviço ou produto. De acordo com o especialista, é preciso ouvir a opinião dos clientes, ir aprimorando, para alcançar o nível de satisfação. Portanto, um cliente estará satisfeito quando repetir a compra, e fizer recomendações do serviço ou produto.

O especialista Matsumoto, acrescenta que, a busca por orientação profissional é indiscutível, pois é fundamental para qualquer negócio, principalmente no início. Para isso há diversas soluções disponível de forma gratuita; por exemplo, o Sebrae e os portais do empreendedor, que possuem conteúdos com informações para quem deseja começar o próprio negócio.

Também existem iniciativas como a organização sem fins lucrativos, Endeavor Brasil, que presta apoio aos empreendedores em muitas partes do mundo. A organização estimula as pessoas que desejam abrir uma empresa, assim como aquelas que já possuem o negócio e busca aperfeiçoar. São oferecidos 18 cursos gratuitos como, finanças básicas, gestão de pessoas, marketing de vendas, e diversas estratégias.

Concluindo

A pandemia forçou muitos brasileiros a buscarem trabalhos informais, mas para muitos pode ter sido o incentivo que faltava. Logo, os pequenos negócios se tornaram fonte de geração de muitos empregos e já representa alto número de pessoas com carteira assinada. Além disso, de acordo com César Rissete (Sebrae), a participação de pequenos negócios no PIB, chega perto de 30%.

Portanto, se você pretende investir em algum talento e abrir a própria empresa, não perca mais tempo e coloque o conhecimento e informações no papel. Além de investir em cursos que não precisam necessariamente serem pagos, na internet existem várias empresas que disponibilizam ótimos conteúdos. E não desista dos seus sonhos, faça planos, se informe e acredite que é capaz!

Gostou do nosso artigo? Então, não deixe de compartilhar em suas redes sociais, com os seus amigos e ainda com os seus familiares. Em seguida, aproveite outros conteúdos para entender melhor sobre finanças, investimentos e conhecer serviços como, por exemplo; cartões de crédito, conta digital e empréstimo, tudo aqui em nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *