A proteção de dados pessoais é um direito de todo brasileiro, regulamentado através da Lei Geral de Proteção de Dados. Logo, as empresas que descumprirem estas regras serão penalizadas com aplicação de multas. Um assunto que muito se fala, mas pouco se explica é como executar a LGPD de forma correta na sua empresa. Sabe como implementar a LGPD na sua empresa?
Contudo, essa polêmica pode interferir até mesmo na gestão da marca de uma empresa, sabia?! Para que você entenda melhor sobre o assunto, nossa equipe de especialistas preparou esse artigo com algumas dicas de como executar a Lei de forma correta na sua empresa. Logo, se você chegou até aqui é porque precisa de uma forcinha sobre o assunto.
Portanto, não deixe de ler esse artigo até o final. Assim, implementada no ano de 2018, no entanto, apenas em agosto deste ano foi oficializada. Isto porque, ela possui o objetivo de regulamentar a forma como as empresas utilizam os dados pessoais, principalmente os dados presentes na internet.
Contudo, seu foco principal é a regulamentação do tratamento de informações pessoais que as empresas captam através da rede digital.
Com essa mudança, não é estranho que várias empresas tenha que pagar multas por não ficar em conformidade com a lei. Logo, se você possui uma empresa e ainda não conseguiu se adaptar a essa nova regra, não desgrude seus olhos da tela. Porque, uma empresa séria cumpre a Lei e prioriza a valorização dos dados de seus clientes.
Por isso, a LGPD deve ser executada de forma correta e seguida à risca. Vamos lá!
Integração de proteção de dados pessoais nas empresas.
Inicialmente, é muito importante ter uma análise do momento da empresa em relação a LGPD. Após esse entendimento sobre o fluxo de dados da empresa, o próximo passo é planejar as etapas seguintes.
Contudo, atualmente no mercado, muitas empresas de grande porte já passaram por essa etapa e as MPEs estão dando os primeiros passos no sentido da proteção de dados pessoais.
Sendo assim, após essa fase é preciso gerenciar as atividades com atenção e paciência. Afinal, a realidade trazida pela lei não é algo simples. Portanto, a LGPD precisa de um tempo para ser incorporada pelas empresas. Então, visto que muitos desconhecem da lei, do modo e o que fazer com os pedidos e direitos dos titulares de dados.
Logo, essa situação tem gerado estresse interno entre os setores da empresa. Portanto, agora é importante que a empresa determine um responsável por esse processo, dando suporte em cada departamento interno e externo para tudo seguir alinhado.
Contudo, a empresa só vai alcançar a maturidade no tratamento de dados pessoais com a padronização. Nesse caso, o responsável por esse processo, deve unificar todo tratamento de dados com os setores da empresa. Sendo assim, uma boa opção é contratar uma consultoria jurídica, para que o projeto flua alinhado e corretamente. Essa consultoria pode ser interna da empresa ou terceirizada.
Comprometimento dos gestores.
Mesmo que o empresário destine um setor responsável pela proteção de dados pessoais, seja ele jurídico ou uma área que lidere em segurança da informação, é crucial a participação do líder nesse processo. Contudo, o envolvimento tático da liderança da empresa é de extrema importância para que esse processo seja efetivo. O empresário deve estimular todas suas equipes fazerem o mesmo para que o processo de tratamento de dados esteja totalmente alinhado com a LGPD.
Como atender o titular dos dados? Essa é uma situação que exige a atenção dos responsáveis pelo tratamento de dados da empresa. Uma boa tática, é criar um método de entendimento e resposta ao titular dos dados que seja eficaz.
Logo, a automação pode ser uma ótima opção, desde que esse método esteja alinhado aos itens como: resposta ao proprietário, controle do consentimento e avaliações internas/terceiros.
Nesse caso, a utilização de um método automatizado, que realize todas as etapas, traz todas as informações do titular dos dados. Logo, facilita para que os responsáveis pela proteção de dados pessoais possam se manter informados e tomar as devidas precauções caso sejam necessárias, é a melhor e mais segura escolha.
Conclusão sobre a proteção de dados pessoais.
Vimos o quanto importante é para uma empresa se manter alinhado com a Lei Geral de Proteção de Dados. E qual seria a melhor maneira de implantar esse processo com atendimento e respostas ao titular dos dados. Logo, é preciso integrar entre os sistemas utilizados pela empresa uma gestão do consentimento. Como exemplo: toda vez que um cliente dá uma negativa ao consentimento de seus dados, essa informação precisa ser guardada para todos os setores.
Portanto, os demais setores teriam acesso a essa negativa para que possam utilizá-la. Dessa forma, todos os setores estariam utilizando da mesma informação evitando falhas e compartilhamento de dados a terceiros. Contudo, a proteção de dados pessoais é garantida pela lei LGPD e o descumprimento dela pode gerar multas para as empresas. Sendo assim, comece agora mesmo a colocar isso em prática e evite transtornos para sua empresa.
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