Optou pelo FIES e quer pausar suas parcelas? Descubra tudo AQUI.

Para os alunos beneficiários do FIES uma novidade incrível; a possibilidade de pausar as parcelas do financiamento educacional.
Publicidade
Fonte: Google

Investir na carreira profissional é o sonho de muitos brasileiros, contudo, custear um curso superior não é nada barato, ainda mais em tempos de recessão. 

Assim, vários brasileiros penando em melhorar suas vidas investem na carreira e no estudo do ensino superior por meio de um dos programas sociais financiados pelo Governo Federal

Por exemplo, o FIES, assumindo o compromisso no pagamento das parcelas do financiamento universitário.

Contudo, 70% dos consumidores que aderiram ao programa não conseguem assumir um emprego na sua profissão

Asim, ficam de fora do mercado da empregabilidade em consequência à crise o pagamento das parcelas podem ficar ainda mais complicado. 

Com isso, com o decreto de Estado de calamidade em detrimento da pandemia da Covid-19, é possível a suspensão dessas parcelas. Quer descobrir como?

Vamos juntos! 

Publicidade

Sobre o FIES 

Fonte: Google

O Fundo de Financiamento Estudantil criado pela Lei 10.260, no ano de 2001, é o carro chefe do Ministério da Educação para socorrer os jovens de baixa renda aterem acesso ao ensino superior com o objetivo de conceder financiamento aos estudantes de cursos superiores em instituição de ensino privada.

Assim, como remodelação do programa, em 2019, tornou-se novo FIES; passou a atribuir outros modelos de financiamentos mais diversificados e específicos em acordo com a realidade de cada beneficiário

O programa garante a possibilitando de juros zero a quem demonstrar maior necessidade em sua escala de financiamentos.

Publicidade

Dá reação do FIES diante da pandemia da Covid-19

O MEC em atendimento as novas diretrizes do Governo Federal para diminuir os danos causado pela pandemia publicou uma resolução autorizando a suspensão das parcelas do pagamento FIES.

A atitude foi criada como foco para diminuir os impactos econômicos da Covid-19, dessa forma, a suspensão vigorará enquanto permanecer Estado de calamidade pública por decreto do Governo.

Quem terá acesso a solicitação de suspensão do pagamento das parcelas do FIES?

Os contratos firmados até a data do decreto e que já tenham concluído a graduação e agora encontram-se na fase de amortização, ou seja, que já pagam as parcelas mensalmente, têm direito a suspender as parcelas do programa de financiamento estudantil.

Assim, os interessados em solicitar a suspensão do pagamento das parcelas do programa, deverão entrar em contato com a instituição financeira no qual firmou contrato e efetuar sua solicitação. 

Publicidade

As suspensões com o prazo de até 04 meses

No início do ano, o MEC, teria lançado norma semelhante proposta de suspensão do pagamento, contudo, a pausa era efetivada com prazo determinado de até no máximo quatro parcelas.

Com o estender do Estado de calamidade e da pandemia da Covid-19, o Governo Federal emitiu nossa resolução vinculando as pausas ao Estado decretada pelo Governo, assim, aqueles contratos com pausas solicitadas em maio deverão ser estendidos até o final do decreto emergencial. 

Conheça outras regras para solicitar a suspensão do FIES

Entenda quais as regras regais para solicitar a pausa de suas parcelas a seguir: 

Publicidade

Qualquer estudante que esteja em fase amortização, que queira suspender suas parcelas, com início em março de 2020, quando o Estado de calamidade pública foi decretado, deverá estar em dia com pagamento de suas parcelas ou, ainda, aqueles que por qualquer motivo ficou impossibilitado de efetuar o pagamento das parcelas no prazo máximo de 180 dias.

Além disso, apenas os contratos firmado até o ano de 2017, em seu segundo semestre, terão a opção de solicitar a suspensão do pagamento de suas parcelas, ainda, ao suspender o pagamento das parcelas do financiamento, o beneficiário, não pagará juros sobre as parcelas suspensas, porém, acarretará o estender do contrato em virtude da pausa. 

Como funciona a pausa efetiva no pagamento das parcelas do FIES?

O beneficiário entrará em contato com o Banco para solicitar a suspensão das parcelas, a instituição financeira suspende suas parcelas até o final do decreto do Estado de calamidade pública. 

Publicidade

Ao retomar o fluxo normal de pagamento, no pós-pandemia, o formando irá ter o correr do contrato normalmente, sem juros, contudo, com uma extensão maior do prazo para pagamento. 

Funciona do seguinte modo: Se você solicitou a suspensão e ela durou por cerca de 8 meses, ao retornar, você deverá acrescentar mais 8 meses na data final do financiamento. 

Como faço para solicitar a pausa das parcelas do FIES?

É simples; a solicitação de pausa deverá ser feita diretamente na instituição financeira Caixa ou BB. 

Acesse ao site, efetue seu login, o mesmo utilizado para emitir os boletos de pagamentos das parcelas do FIES. 

Por fim, solicite a pausa do pagamento de suas parcelas, não é necessário ir até sua agência o processo poderá ser feito 100% online. 

Publicidade

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Por fim, acesse ao site de sua instituição financeira e solicite a pausa no pagamento de suas parcelas do FIES. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *