
Antes de mais nada, hoje iremos falar sobre como pausar suas parcelas do FIES. Então, se você quer saber mais como fazer isso na prática, fique com a gente e saiba como.
Investir na carreira profissional é o sonho de muitos brasileiros. Mas, custear um curso superior não é nada barato, ainda mais em tempos de pandemia.
Assim, vários brasileiros pesam em melhorar suas vidas e asim investem na carreira e no estudo do ensino superior. Dessa forma, fazem isso por meio de um dos programas sociais financiados pelo Governo Federal.
Como por exemplo, o FIES. Desse modo, assumindo o compromisso no pagamento das parcelas do financiamento universitário.
Mas, 70% dos cliente que entraram no programa não conseguem assumir um emprego na sua profissão.
Asim, ficam de fora do mercado de emprego em consequência à crise do pagamento das parcelas podem ficar ainda mais complicado.
Com isso, com o decreto de Estado de calamidade devido a pandemia da Covid-19, é possível a suspensão dessas parcelas. Quer descobrir como?
Vamos juntos!
Sobre o FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil criado pela Lei 10.260, no ano de 2001, é o carro chefe do Ministério da Educação. Desse modo, foi feito para socorrer os jovens de baixa renda a terem acesso ao ensino superior. Bem como, tem como objetivo conceder financiamento aos estudantes de cursos superiores em instituição de ensino privada.
Assim, como remodelação do programa, em 2019, tornou-se novo FIES; passou a atribuir outros modelos de financiamentos mais diversificados. E bem com, específicos em acordo com a realidade de cada pessoa que o possui.
O programa garante juros zero a quem demonstrar maior necessidade em sua escala de financiamentos.
Dá reação do FIES diante da pandemia da Covid-19
O MEC em atendimento as novas diretrizes do Governo Federal para diminuir os danos causado pela pandemia publicou uma resolução autorizando a suspensão das parcelas do pagamento FIES.
A atitude foi criada como foco para diminuir os impactos econômicos da Covid-19. Dessa forma, a suspensão vigorará enquanto permanecer Estado de calamidade pública por decreto do Governo.
Quem terá acesso a solicitação de suspensão do pagamento das parcelas do FIES?
Os contratos firmados até a data do decreto e que já tenham concluído a graduação e agora encontram-se na fase de amortização. Ou seja, que já pagam as parcelas mensalmente, têm direito a suspender as parcelas do programa de financiamento estudantil.
Assim, os interessados em solicitar a suspensão do pagamento das parcelas do programa, deverão entrar em contato com a instituição financeira no qual firmou contrato e efetuar sua solicitação.
As suspensões com o prazo de até 04 meses
No início do ano, o MEC, teria lançado norma semelhante proposta de suspensão do pagamento. Contudo, a pausa era se deve efetivar com prazo determinado de até no máximo quatro parcelas.
Com o estender do Estado de calamidade e da pandemia da Covid-19, o Governo Federal emitiu nossa resolução vinculando as pausas ao Estado decretada pelo Governo. Assim, aqueles contratos com pausas solicitadas em maio se devem estender até o final do decreto emergencial.
Conheça outras regras para solicitar a suspensão do FIES
Entenda quais as regras regais para solicitar a pausa de suas parcelas a seguir:
Qualquer estudante que esteja em fase amortização, que queira suspender suas parcelas, com início em março de 2020, quando o Estado de calamidade pública foi decretado, deverá estar em dia com pagamento de suas parcelas. Ou, ainda, aqueles que por qualquer motivo ficou impossibilitado de efetuar o pagamento das parcelas no prazo máximo de 180 dias.
Além disso, apenas os contratos firmado até o ano de 2017, em seu segundo semestre, terão a opção de solicitar a suspensão do pagamento de suas parcelas. Bem como, ao suspender o pagamento das parcelas do financiamento, o beneficiário, não pagará juros sobre as parcelas suspensas. Porém, acarretará o estender do contrato em virtude da pausa.
Como funciona a pausa efetiva no pagamento das parcelas do FIES?
O beneficiário entrará em contato com o Banco para solicitar a suspensão das parcelas. O banco suspende suas parcelas até o final do decreto do Estado de calamidade pública.
Ao retomar o fluxo normal de pagamento, no pós-pandemia, o formando irá ter o correr do contrato normalmente, sem juros. Contudo, com uma extensão maior do prazo para pagamento.
Funciona do seguinte modo: Se você solicitou a suspensão e ela durou por cerca de 8 meses, ao retornar, você deverá acrescentar mais 8 meses na data final do financiamento.
Como faço para solicitar a pausa das parcelas?
É simples; a solicitação de pausa deverá ser feita diretamente na instituição financeira Caixa ou BB.
Acesse ao site, efetue seu login, o mesmo utilizado para emitir os boletos de pagamentos das parcelas do FIES.
Por fim, solicite a pausa do pagamento de suas parcelas, não é necessário ir até sua agência o processo poderá ser feito 100% online.
Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Por fim, acesse ao site de sua instituição financeira e solicite a pausa no pagamento de suas parcelas do FIES.