Nos dias de hoje onde a tecnologia faz parte da vida das pessoas, é difícil acreditar que existem estabelecimentos que não possuem a digitalização. Mas, é comum encontrar pequenos negócios em vários lugares do Brasil. Por exemplo os comerciantes que não aceitam nenhum tipo de cartão como forma de pagamento, apenas dinheiro. Pensando nisso a Startup Dolado criou uma ferramenta gratuita para atender esses negócios de cidades menores.
Afim de que, os da periferia a melhorem o atendimento e otimizem o abastecimento dos produtos. Além de ensinar aos comerciantes na prática como organizar todas as finanças. Afinal todos sabem a importância que é para qualquer negócio o controle financeiro.
Sendo assim, três empreendedores, Marcelo Loureiro, Guilherme Freire e Khalil Yassine se juntaram para fazer algo que pudesse ajudar esses empreendedores em otimizar seus negócios.
Mas que em alguns casos eles têm dificuldade em aprender, ou na maior parte não querem que as mudanças ocorram. E Isso acontece principalmente em lugares carentes e com pessoas mais velhas.
No entanto, devido a pandemia do novo coronavírus, o público alvo que a Startup Dolado pretendia atender está de portas fechadas.
Por isso, o foco principal que antes seria de melhorar os negócios, passou a ser sobreviver. Mas a maior parte não fazia ideia do que fazer.
Foi nesse momento que os três empreendedores decidiram ajudar essas pessoas na prática a como fazer vendas online.
Startup Dolado: Como funciona o método inovador
Todos sabem como é difícil abrir um negócio no Brasil, mais complicado ainda é mantê-lo funcionando.
Logo, devido a tantas burocracias, bem como a falta de conhecimento. Muitas empresas acabam fechando as portas ou permanecem na inércia. Em outras palavras, não crescem e nem diminuem.
Por isso, atitudes como as que Khalil Yassine teve, em ensinar comerciantes a deixar o negócio mais digital, faz toda diferença na vida e no negócio dessas pessoas.
Porém, um detalhe importante foi observado por Yassine durante as visitas a pequenos negócios. Como por exemplo:
- lojas de roupa
- floriculturas
- mercearias
- sorveterias
- sacolão e outros.
Que não era o suficiente que essas pessoas tivessem somente acesso a ferramentas digitais. Assim eles precisariam de um ensino na prática.
Devido à dificuldade por exemplo em tarefas básicas como a de usar uma máquina de cartão, ou uso de ferramentas disponíveis na internet.
Diante da necessidade dos comerciantes, a Dolado criou uma plataforma que está disponível desde julho de 2020. Para oferecer serviços totalmente grátis, como a orientação aos comerciantes com marketing.
Que incluem maneira de divulgar seus serviços e produtos e muito mais. Além disso, possuem um app que auxilia encontrar o comércio “do lado da casa” do cliente.
Startup Dolado: Aporte de milhões
A ideia recebeu aporte de US$ 2,2 milhões. Assim, mais de R$ 10 milhões vindos do Valor Capital. Que fez a gestão da “Cliff Sobel” nos Estados Unidos.
Além disso, o projeto pode contar com outras participações vindas da Norte Capital, Provence e Global Founders Capital.
Bem como, investidores de empresas como Olist, Paypal, iFood, Stone, que utilizaram capital próprio. São os chamados “Investidores-anjo”.
Outros Sócios, como de fundos internacionais também decidiram investir na modelo inovador. São eles Expanding e Lightspeed Ventures.
Com todos esses recursos, a Dolado pretende fazer novos investimentos em produtos e principalmente em tecnologia. Além de ampliar a equipe e continuar com foco principal que é atender as comerciantes da periferia.
Alguns locais de atuação do startup:
- Na cidade de São Paulo em bairros da zona leste,
- São Miguel Paulista,
- Itaquera,
- Tiradentes,
- Belo Horizonte,
- Campos de Goitacazes no Rio de Janeiro,
- Cuiabá,
- Poá,
- Curitiba,
- Vitória,
- Fortaleza, e muitas outras cidades do Brasil.
Independente da região, o foco total é no comerciante que não tem nada digital e dão preferência para o bom e velho caderno de anotações.
Ajuda da equipe
A Dolado identificou a resistência de muitas pessoas em ter os sistemas digitais em seus negócios.
Dessa forma, eles fazem o controle de vendas, compras e até fluxo de caixa, a moda antiga com anotações em cadernos ou blocos.
Visando auxiliar esses comerciantes, são recrutadas pessoas da comunidade local e fornecidos treinamentos para que ensinem os lojistas a usar as ferramentas.
Geralmente são pequenas empresas com faturamento mensal que vão de R$ 5.000 a R$ 70.000; e claro, não utilizam nenhum tipo de tecnologia.
Atualmente, a Startup conta com mais de vinte líderes comunitários que trabalham como analistas de negócios. Oferecendo catálogos digitais que possibilita aos lojistas venderem de maneira mais rápida e fácil.
Esses agentes fazem o contato, apresentam os produtos e o comerciante que define todos os detalhes. Como por exemplo, a distância que deseja prestar atendimento.
O trabalho do agente é de extrema importância pois, não adianta fazer propagandas em redes sociais ou mandar e-mails. É preciso mostrar na prática como funciona todo processo.
Por fim, a Dolado conseguiu até o momento 3 mil lojistas e pretende fazer crescer o atendimento no decorrer deste ano. N
Esse primeiro momento a intensão é ganhar “massa crítica”, sem cobrar nada do comerciante. Pois, a monetização futura irá acontecer através de parcerias que vão desde serviço financeiro até sistema digital do processo de compra.
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