Preloader Image 1 Preloader Image 2

FIDC: Fundo de Investimento em Direitos Creditórios, entenda.

Você já recebeu algum boleto e percebeu que na descrição de beneficiário estava escrito FIDC? Continue aqui e saiba tudo que precisa saber sobre essa sigla e tire todas suas dúvidas.

FIDC: Fundo de Investimento em Direitos Creditórios
Fonte: Google

FIDC significa Fundo de Investimento em Direitos Creditórios e é uma modalidade de renda fixa cujos investidores juntam seus recursos financeiros em comprar ativos visando lucro. Os FIDCs, funcionam com 50% dos patrimônios investidos destinados em ativos de direitos creditórios. Muitas perguntas giram em torno dos FIDCs, como funciona o FIDC? O que é? O que é Cessão de Dívidas FIDC? Qual a relação do FIDC com minha dívida? Minha dívida foi repassada para Meu Acerto, contudo, tem outro beneficiário em meu boleto, como confiar?

Antes de tudo é necessário saber o que é direito creditório. Para entender com mais facilidade, imagine um cliente de banco X, efetuou algumas compras no cartão de crédito, porém, não realizou o pagamento das faturas, acumulando e impossibilitando a atualização da dívida. Essas faturas que não foram pagas tem um saldo devedor ao banco, ainda que já tenha passado da data de vencimento.

O direito do valor devedor ao banco pode ser vendido para investidores que estejam interessados, por meio da mobilidade do FIDC. O valor do crédito que neste caso, o Banco X, deve receber é chamado de direito creditório que é um título que pode ser negociável.

Quando este saldo devedor é vendido para um investidor em formato de título negociável, assim como foi citado no texto acima, quando o cliente realiza um acordo ou paga o valor que estava devendo, quem receberá o dinheiro nesse caso será o investidor que efetuou a compra deste título e não mais o banco X que, pois, vendeu esse crédito.

Como funciona o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios?

Na prática, um Fundo de Investimento em Direitos Creditórios funciona como um investimento tradicionalmente já conhecido, ou seja, existe a possibilidade de riscos. Como já mencionado anteriormente, o FIDC é uma modalidade de fundo de renda fixa, também há do FIDC que possui outras características com duas modalidades.

Na modalidade de fundo aberto, o FIDC associa vários investidores, nesse caso, cada investidor terá direito a uma cota do valor do patrimônio do fundo de investimento quando o recebido do devedor. Na modalidade de fundo aberto, o investidor poderá solicitar a sua parte, de acordo com a sua cota da rentabilidade a qualquer momento.

Já na modalidade de fundo fechado, diferentemente do fundo aberto, o investidor não pode resgatar o investimento no momento que quiser, ele fica impossibilitado de solicitar a sua cota de acordo com o prazo fixado. Como, por exemplo, se o fundo tiver vencimento com duração de 3 anos, o investidor necessita esperar esse prazo concluir para poder resgatar o valor referente à sua parte.

Qual a relação entre FIDC e cessão de dívidas?

No Fundo de Investimento em Direitos Creditórios, os investidores que compram o direito a receber as dívidas, esperam conseguir recuperar e obter o retorno esperado do valor investido. Com tudo, o credor ao vender o direito a receber entende que é mais favorável, pois, não irá mais aguardar o pagamento do cliente final e, como resultado, a maneira que irá receber o valor pela venda. O repasse dessas dívidas são chamadas de cessão.

Você deve se perguntar como funciona a compra de uma dívida? Quais são as empresas ou bancos que fazem a negociação de dívidas de outras pessoas? Essas transações podem ser realizadas por investidores, pessoas físicas, já outras transações de investimento em Direitos Creditórios, são realizadas por empresas recuperadoras de crédito.

As empresas que fazem a recuperação de crédito são empresas habilitadas em cobrança de débitos. Quando compram as dívidas, muitas das vezes mais antigas, elas começam a receber as dívidas em forma de títulos, assim passam a ser chamadas as dívidas que foram adquiridos, esse é uma forma de negociação de crédito legal previsto no Código Civil brasileiro, com a Lei 10.406, de janeiro de 2002.

Conclusão

FIDC: Fundo de Investimento em Direitos Creditórios
Fonte: Google

Você pode realizar a negociação de dívidas com empresas confiáveis como, a empresa Meu Acerto. Nesse caso, ao fazer uma negociação com a Meu Acerto em primeiro usar é importante saber, que você está fazendo o acordo da sua da dívida com uma empresa segura, confiável e que não permite fraudes. Você pode realizar o acordo com a Meu Acerto através da assessoria digital de negociação de dívidas que também trabalha com participação de fundo de investimentos, no caso, o FIDC da Meu Acerto é referente às dívidas em atraso com Banco Inter.

Resumindo a Meu Acerto, tem o direito de realizar cobranças de dívidas e o FIDC do Banco Inter e tem o direito de receber daquele consumidor, que está em inadimplência com o Banco Inter.

Formado em Administração Especialista em finanças, economia e investimentos. O seu objetivo é transformar a vida das pessoas por meio do conhecimento e da informação com conteúdos claros, simples e sem "economês".