Influenciadores digitais na mira da CVM.

Atuação dos influenciadores digitais está em pauta, e medidas mais rigorosas deve ser tomadas segundo diretor da CVM.
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Fonte: CVM

Antes de mais nada, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) informou como devem proceder os influenciadores digitais na área de investimentos. Medidas mais duras devem ser tomadas e esse foi o primeiro passo.

De acordo com diretor Henrique Machado, pode ocorrer aberturas de processos administrativos sancionares. E dentro da CVM tem objetivo de diminuir as infrações administrativas praticadas pelos participantes do mercado de capitais. Como por exemplo, empresas, acionistas, ADMs e outros.

Além disso, pode ocorrer de emitir Stop Order. Que significa, a suspensão de certa atividade, caso a CVM possa ver alguma infração, e com chance de ter multas diárias.

A intenção do “Stop Order”, é prevenir situações fora do normal que tiver identificação pela Autarquia.

O que muda na atuação dos influenciadores digitais.

Os influenciadores, tem crescido muito em plataformas como, Instagram, Youtube e Twitter. Por isso, em novembro o regulador fez um alerta sobre a atuação de alguns desses profissionais.

A internet se tornou lugar no qual pessoas desabafam, dão suas opiniões e defende pensamentos, ou seja, “terra de ninguém”. Um exemplo disso são os vídeos em vários canais, que acaba influenciando algumas pessoas que assistem.

As pessoas têm mostrado interesse pelo mercado de ações. Além disso o mundo vive diante da popularização das redes sociais. No entanto, irá precisar de mais atenção aos serviços oferecidos por esses profissionais que depende do registro no regulador.

Regularização dos profissionais

Henrique Machado diz também que a maior preocupação apresentada, se tem com as pessoas que desejam recomendar ativos e estejam devidamente habilitadas. Isto é, que tenha realmente a capacidade de dar esse tipo de orientação.

Machado afirmou ainda que, existe limite entre liberdade de imprensa, ou opiniões, com atividades profissionais. Essas que são feitas análise de valores mobiliários ou recomendação de forma direta.

O dever do regulador é fazer com que esses profissionais cumpra as atividades com capacidade técnica. Por isso, a emissão de “stop order” é a forma de multar e bem como também informar ao mercado que certa pessoa não está apta para dar orientações.

No entanto, existe muitos desafios para o regulador; e mesmo com crescimento do mercado, a estrutura da CVM teve uma redução com o passar do tempo. Sendo assim, as pessoas precisam ter conhecimento das atividades que não tiveram sua aprovação.

Influenciadores Digitais: Fonte de informações

Investidores usam a opinião de  influenciadores digitais como referência para tomar decisões, como por exemplo, onde e como investir. E quase sempre esses profissionais informa que se “trata de opiniões pessoais e não recomendações sobre investimentos”.

Porém, a CVM ressalta que somente essas falas não são suficientes e isso não tira o serviço de analistas de valores mobiliários.

É uma infração administrativa,  pessoas que usam as redes sociais para divulgações sobre o mercado de ações. É criada condições falsas de demanda, preço e oferta de valores mobiliários. Dessa forma, isso é uma alerta dos responsáveis técnicos da CVM.

O que caracteriza um profissional capacitado?

O superintendente de relações com investidores institucionais, Daniel Meada, “caráter profissional” termo que se usa para pessoas que atuam com cunho. Tais pessoa precisa de credencial para exercer atividade de análise no mercado de ações. Além disso, outra característica pode ser, quando existe constância nas análises divulgadas.

Mais exemplos:

Outras situações frequentes que mostram “caráter profissional” em análise de valores imobiliários e que os influenciadores deveriam ter aprovação na CVM:

  • Habitualidade:

São vantagens, benefícios e até remunerações obtidas ao ofertar recomendações. Como por exemplo, cobrança de taxas de assinaturas ou adesões. Bem como, cobrança de mensalidades ou anuidades do público, além de receitas indiretas devido ao acesso de terceiros.

  • Linguagem

Mesmo que os influenciadores usem avisos de que estão “dando opiniões” e não se trata de recomendações de investimentos. A linguagem que deve ser usada é um item tem avaliação na verificação se o serviço prestado é de um profissional. No entanto, discursos apelativos ficam comprovados a tentativa de convencer, induzir ou influenciar os investidores.

Influenciadores Digitais: Alerta importante

Fonte: Google

Os responsáveis da área técnica da CVM, destacam que usar redes sociais para manifestação sobre valores mobiliários é uma infração. Assim está previsto na Instrução CVM 8, pessoas que insistirem irão se responsabilizar. Dessa forma, estarão sujeitas a multas, advertências e todas as penas previstas no art. 11 da lei 6.385/79.

Esse esclarecimento da CVM sobre os influenciadores digitais nas redes sociais é de grande importância. Isso para que possam delimitar bem o que é um profissional ou analista, de uma pessoa que está apenas dando opiniões.

Autônomos da área

No entanto, nesse meio, existem também os autônomos, ou consultor que trabalha no atendimento do cliente final. No qual, possuem papel importante, no auxílio e decisão de vários investidores.

Agente autônomo geralmente presta serviço para alguma corretora de valores. Já o consultor, não tem vínculo com nenhuma instituição financeira e geralmente tem atuação ampla nos casos de “conselhos” financeiros.

Conclusão

Por fim, fica claro que através das redes sociais, o trabalho que pode ser feito é mais educacional ou informativo. Ou seja, passar para o público que entende do assunto, mas nunca dar recomendações.

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