Embora a palavra Phygital pareça nova, é possível encontrar na internet diversos artigos com o conceito, e as transformações que este termo tem trazido para a humanidade. Portanto, Phygital é o um termo que vem das palavras physical + digital; significa que o mundo físico e virtual estão cada vez mais próximos com intuito de ofertar novas e melhores experiências aos consumidores.
A tecnologia tem transformado a maneira das pessoas se relacionarem e comunicarem. Essas mudanças tem acontecido em nossas casas, no ambiente de trabalho, e estão presentes em diversos ambientes, e cada vez mais repleto de informações.
Logo, a cultura digital trouxe também outras demandas, e tem “exigido” que as pessoas se adaptem as transformações de forma mais rápida. As tecnologias disponíveis como NFC (Near Field Communication), ou pagamentos por aproximação, Código QR ou QR Code (código de barras bidimensional).
Além disso, RFID (Identificação por Radiofrequência), realidade aumentada ou expandida, exemplo, o jogo Pokémon Go. Estes são alguns exemplos que podemos citar para entender melhor as experiências físicas e digitais da atualidade, afinal transformação digital também faz parte do phygital.
Portanto, nos dias atuais é difícil imaginar que ainda existem pessoas que não utilizam nenhum tipo de tecnologia; já que os benefícios trazidos estão presentes em quase tudo em nossas vidas. E estes ajudam na comunicação com familiares e amigos, tirar fotos, saber previsões do tempo, fugir do trânsito intenso, buscar informações, tudo isso disponível em qualquer hora e lugar, através de um Smartphone.
Saiba mais a seguir…
Novas experiências do Phygital agora no varejo.
Atualmente não há surpresa em presenciar pessoas conectadas praticamente as 24 horas do dia, isso já faz parte da nossa realidade. Justamente pelo fato de que as experiências trazidas pelo phygital, no qual promove conexão entre o mundo real e o digital, e tem conquistado cada vez mais espaço em diversos campos da vida. Além disso, essa é uma realidade que tende a ganhar mais força e se tornar comum em um futuro bastante próximo.
Muitas pessoas não sabem, mas o Phygital já faz parte do nosso cotidiano e tem transformado o comportamento dos consumidores; e novas mudanças irão acontecer na maneira como os clientes realizam suas compras. Tudo graças as novas experiências phygital que aproxima o mundo real (físico) do mundo digital, e no varejo vai permitir que consumidores utilizem diversos canais de compras, não de forma intercalada, mas utilizando todas as opções disponíveis ao mesmo tempo.
No entanto, algumas experiências já são possíveis como, consumidores podem comprar em sites e retirar em lojas; mas será possível por exemplo, um cliente acessar o site enquanto está na loja física, realizar a compra e ser cobrado de forma virtual. Além disso, os Apps têm contribuído com as novas experiências, uma vez que se pode que consumidores em praças de alimentação possam pedir suas refeições pelo celular e o garçom entrega na mesa o pedido do cliente.
Comprar em lojas físicas ou on-line?
De acordo com uma pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC, cerca de 97% dos entrevistados procuram informações na internet quando pretendem realizar alguma compra em estabelecimentos físicos. No entanto, é alto o número de consumidores que optam por fazer pesquisas presenciais e depois comprar em lojas on-line; isso acontece, pois, muitas pessoas acreditam que as pesquisas são mais precisas em lojas físicas devido os produtos ficarem expostos.
Sendo assim, empreendedores do varejo precisam entender que o negócio virtual e físico precisa “andar juntos” e bastante alinhados. Dessa forma, ambos os modelos (físico e virtual), terão a mesma comunicação, por isso a exposição das imagens/fotos, informações/dados e demais características dos produtos comercializados de forma on-line, precisam ser o mais real possível, como os expostos em locais físicos.
Certamente existem diversas maneiras que as experiências phygital podem acontecer; e seja qual for o modelo de negócio, uma loja física ou virtual, o foco principal precisa ser na liberdade do cliente escolher como e quando irá realizar determinada compra. Logo, são formas que permitem aos consumidores realizar compras práticas com mais autonomia, pois são elementos fundamentais, além de grandes diferenciais do phygital.
Implementação da experiência phygital.
Para que funcione é preciso utilizar tecnologias e dispositivos que consigam promover a integração, por exemplo, dispositivos de assistente virtual, smartphones, QR Code, além de verificação de imagens e outros. Diversas marcas de vestuários têm feito sucesso com este modelo de negócio, no qual expõem os produtos da coleção atual com informações completas, de cores, tamanhos, valores e afins.
Devido a riqueza de detalhes e informações, os clientes podem ter ideia de como são os tecidos, ver o caimento das peças, para dessa forma entender qual o modelo ideal para cada um. A grande vantagem é que os consumidores não precisam ir até as lojas físicas para fazer tal compra. Ainda mais neste momento de isolamento social devido a pandemia da COVID-19.
Portanto, os sites precisam ser elaborados para que os consumidores tenham facilidades de comprar através do celular; além disso o carregamento deve ser rápido, permitindo o acesso onde quer que esteja. No entanto, cada empreendedor deve entender as reais necessidades dos seu público-alvo, para prestar melhor atendimento. Ou seja, que a experiência phygital auxilie o cliente nas buscas por produtos, de forma rápida, prática e segura.
Gostou do nosso artigo? Então, não deixe de compartilhar em suas redes sociais, com os seus amigos e ainda com os seus familiares. Em seguida, aproveite outros conteúdos para entender melhor sobre finanças, investimentos e conhecer serviços como, por exemplo; cartões de crédito, conta digital e empréstimo, tudo aqui em nosso blog.
Very interesting topic, thanks for posting.Expand blog