Ações do Facebook/Meta: saiba como investir 

Você já pensou em investir nas ações de uma das gigantes mundiais mais bem sucedidas? Continue aqui e saiba mais!

Ações do Facebook/Meta
Fonte: Facebook/Meta

Uma das maiores empresas de tecnologia mundialmente famosa, agora está disponível para você comprar ações estrangeiras aqui no Brasil. Logo, se o assunto chamou a sua atenção e você tem interesse em investir partes de seu capital na Big Tech, saiba que agora você pode. Assim sendo, através dos BDRs, agora você pode comprar ações do Facebook/Meta aqui no Brasil. Contudo, antes de começar a investir nas ações da Big Tech, vamos conhecer um pouco mais sobre sua trajetória. 

Criado em 2004, por Mark Zuckerberg e mais três colegas da Universidade de Harvard. Assim, na época, a ideia inicial era criar um grupo, onde os estudantes da universidade pudessem se socializar, no formato rede social. Então, o que os jovens não esperavam, era que a ideia ganharia popularidade, se tornaria um marco na história da tecnologia. Assim, com o passar dos anos a empresa se expandiu para outras universidades e, logo, ao mundo todo. 

Atualmente está entre as maiores empresas de tecnologia do mundo, com bilhões de usuários que acessam suas plataformas todos os dias. Dessa maneira, a Big Tech cresceu cada vez mais, se tornando a maior rede social do planeta.

Assim sendo, apesar de todo o sucesso a empresa não parou por aí, logo, apostou em novas estratégias de crescimento. Então, com a aquisição de novas empresas como WhatsApp e o Instagram, tornou-se uma gigante, chegando a somar juntos mais de 3 bilhões de usuários. Atualmente está entre as maiores empresas de tecnologia do mundo, com bilhões de usuários que acessam suas plataformas todos os dias.

Dessa maneira, a Big Tech cresceu cada vez mais, se tornando a maior rede social do planeta.
Assim sendo, apesar de todo o sucesso a empresa não parou por aí, logo, apostou em novas estratégias de crescimento. Então, com a aquisição de novas empresas como WhatsApp e o Instagram, tornou-se uma gigante, chegando a somar juntos mais de 3 bilhões de usuários. Em 2012, a empresa deu seus primeiros passos no mercado financeiro com um pedido de oferta pública inicial (IPO).

Assim sendo, três meses depois, já começaram as vendas de suas ações. Então, com sucesso garantido, em maio do mesmo ano a Big Tech já havia levantado cerca de 16 bilhões de dólares. Com isso, entrou para a história dos Estados Unidos como a terceira maior captação. Contudo, atualmente o FBOK34 se destaca como BDR, é uma alternativa para você investidor que deseja investir nas ações de empresas estrangeiras aqui no Brasil. Portanto, se chamou a sua atenção, me acompanhe até o final dessa leitura e descubra como investir nas ações dessa gigante.

Vamos lá! 

Como funcionam os BDRs?  

Antes de mais nada, é preciso entender o que é um BDR para poder avaliar se esse tipo de investimento faz sentido para suas estratégias. Sendo assim, a sigla BDR significa brazilian depositary receipt, traduzindo para o português; certificados brasileiros de depósito de valores mobiliários. Então, o FBOK34 é um BDR das ações do Facebook/Meta, comercializadas aqui no Brasil. Contudo, eles funcionam como recibos de representações, títulos de dívidas e outros ativos estrangeiros, que podem ser comercializados na B3.  

Assim sendo, para poder emiti-los, uma instituição financeira precisa comprar os ativos e depois distribuir os BDRs. Logo, após essa aquisição os ativos ficam de custódia em uma instituição financeira, que garante a correção de dados, segurança e lastro.

Por sua vez, os BDRs não são ativos estrangeiros, mas sim certificados lastreados neles. Desse modo, podem ser negociados no mercado financeiro secundário brasileiro.  

Com isso, os BDRs têm oscilações iguais ao produto financeiro que eles representam. Assim, sempre que você for investir em ativos de renda variável, é preciso ficar atento e considerar todas as variáveis que envolvem a operação. No entanto, esse tipo de ativo pode haver diferença na cotação, principalmente por conta do câmbio.

Contudo, os ativos originais são negociados em dólar, assim, a relação dele com o real tem impacto sobre o preço.  

O que é FBOK34? 

Anteriormente, para investir nas ações do Facebook/Meta na NASDAQ, era necessário abrir uma conta em uma instituição de investimentos internacional. Além disso, existem várias outras burocracias como envio de documentos e comprovações a essas instituições. Portanto, atualmente ficou mais fácil para os brasileiros que pretendem investir nas ações estrangeiras, pois é possível com os BDRs na B3. 

Dessa maneira, não precisa mais abrir uma conta internacional, pagar em dólar além de enfrentar todas as burocracias dessas transações. Assim sendo, FBOK34 e funciona como um código de negociação, usado para identificar o BDR lastreados em ações do Facebook/Meta na B4. Com isso, quem estiver interessado em investir nos papéis da Big Tech essa é uma ótima alternativa.  

Contudo, as ações da gigante mundial, são listadas pela NASDAQ, a segunda maior bolsa de valores do mundo e dos Estados Unidos. Assim, ela fica localizada em Nova York, e é conhecida mundialmente pela relevância em empresas de inovação tecnológica. Como é o caso das Big Techs, Apple, Google, entre outras empresas no cenário mundial.  

Conclusão 

Ações do Facebook/Meta
Fonte: Google

Agora que você já conhece bem as ações do Facebook/Meta e sabe quais são os BDRs que estão disponíveis na B3. Com isso, eles possibilitam acesso aos investimentos da bolsa de valores norte-americana de forma mais descomplicada. Por fim, antes de investir nesse tipo de ações é importante considerar os riscos, pois, ainda não há garantia sobre a rentabilidade para quem investe nessa alternativa de renda.  

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.