Confiança das mulheres brasileiras nos investimentos! 

Um recente estudo revelou que, a confiança das mulheres brasileiras cresce cada vez mais. Confira aqui!

mulheres brasileiras nos investimentos
Fonte: Google

Embora ainda existam algumas barreiras, o Brasil ficou com o segundo lugar em relação a quantidade de mulheres que investem no mercado financeiro. Ou seja, a confiança das mulheres brasileiras diante dos investimentos no mercado vem crescendo. Segundo o estudo realizado por especialistas, cerca de 46% das mulheres passaram a se sentir mais confiantes em relação a investir em ativos. Hoje, a média mundial de mulheres que investem é de 28% apenas. 

Nesse sentido, o Brasil perde apenas para a Índia que atualmente contam com 47% de indianas que estão confiantes o bastante para fazer as suas aplicações. Vale ressaltar ainda que, o mercado emergente segue crescendo em relação aos investimentos. Pois, os jovens investidores estão com o nível de confiança mais alto do que em um passado recente! 

Ainda segundo o estudo realizado pela instituição de investimentos do banco BNY Mellon, aproximadamente oito mil mulheres foram ouvidas. Ainda nesse sentido, nesse levantamento realizado em 16 países revelou que a confiança das mulheres brasileiras segue crescendo com o passar do tempo. 

Então, além da confiança das mulheres brasileiras que está em ritmo de crescimento. O nível de confiança relacionado aos investimentos no mercado financeiro pode mudar de país para país. Sendo assim, atrás do Brasil estão a China com cerca de 32% das mulheres investindo, assim como, os EUA com 41% das americanas confiantes o bastante para investir. Saiba mais ao longo do artigo! 

Mercado financeiro 

Segundo um estudo realizado pelo grupo Fidelity nos EUA, revelou que as mulheres estão ganhando mais dinheiro nos seus investimentos. Portanto, em média o retorno sobre as aplicações das investidoras é de 0,4% ao ano. Sendo esse dado maior do que o retorno dos homens que já investem no mercado financeiro. Além disso, a quantidade de mulheres investindo no mercado em 2022 é bem maior do que em 2020, por exemplo! 

Apesar de ser um mercado tradicionalmente masculino, muitas mulheres estão conquistando o seu espaço. Há algum tempo atrás, o responsável pelas finanças eram os homens, mas, conforme o tempo passa temos visto mais mulheres em todos os mercados. Então, no mercado financeiro não seria diferente. 

Nesse sentido, segundo alguns especialistas existe uma razão para que esse retorno seja um pouco maior. O fato é que, as mulheres procuram ser mais cuidadosas em relação aos investimentos, ou seja, antes de investir elas avaliam com precisão as ações. Além disso, boa parte das investidoras costumam aplicar o seu dinheiro em trades de curto prazo. Por isso, o retorno se torna maior pois investindo com mais cuidado, a possibilidade de recuperar as perdas sem ter prejuízo é maior.  

Ganhando espaço 

Ainda nesse contexto, algumas investidoras ainda não se arriscam como deveriam, pois como, podemos ver no levantamento. Uma parcela das investidoras é mais cautelosa, quando o assunto é investimento a longo prazo. Mas, sabemos que no mercado financeiro arriscar mais é o que costuma ser feito. Ainda segundo o estudo, apesar de terem retornos positivos boa parte das mulheres possuem a falta de confiança na hora de arriscar. 

Por isso, para poder reverter esse cenário é necessário conhecer melhor o mercado e criar uma rede de comunicação. Assim, com a troca de experiência e informações precisas os investimentos a longo prazo ou aqueles investimentos de alto risco não será tão arriscado! 

Afinal, o mercado financeiro é um espaço onde todos podem entrar, por isso, se você está pensando em começar a investir. Esse é o momento ideal, pois, quanto mais diversidade nesse segmento será possível trazer modelos de investimentos que podem fornecer soluções mais simples. Desse modo, toda a sociedade será impactada positivamente, pois, isso possibilitará a expansão do mercado brasileiro.  

Confiança das mulheres brasileiras nas finanças 

mulheres brasileiras nos investimentos
Fonte: Google

Desde 2020, o nível de confiança das mulheres brasileiras tanto nas finanças como no mercado financeiro vem crescendo. Assim, diante dessa conquista uma pesquisa realizada recentemente revelou que aproximadamente 46% das brasileiras passaram a se sentir mais confiantes para fazer as suas aplicações.  

Atualmente, a presença das mulheres em espaços onde os homens costumavam dominar tem sido cada vez maior. Ainda segundo o estudo realizado, na Europa cerca de 30% das mulheres costumam investir no mercado financeiro. Assim como, no mercado financeiro as mulheres vêm conquistando o seu espaço em vários outros segmentos.  

Por fim, a participação feminina em diversas áreas revela que hoje, o valor da diversidade nos negócios pode dar certo. No mercado de trabalho, por exemplo, cerca de 15% das mulheres participam dos comitês mais importantes das empresas. Ou seja, passaremos a ver mais mulheres investindo à medida que o tempo passa!  

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida