Hidrogênio Verde, os países que apostam na energia limpa.

Cientistas alertam sobre os impactos das mudanças climáticas. Confira conosco!
Anúncios


hidrogênio verde energia limpa
Fonte: Google

O desrespeito ao meio ambiente é enorme, as temperaturas se encontram em 1ºC sobre os níveis pré-industriais segundo o Painel Intergovernamental Sobre as Mudanças do Clima. Assim essa temperatura significa que teve um aumento adicional de 0,5º que parece pouco. Mas é auto suficiente para que ocorram efeitos devastadores. Sendo assim frente a este cenário alguns países buscam com urgência maneiras de suprir. Por isso a opção de energias limpas como é o caso do hidrogênio verde, que visam reduzir os riscos causado por outros fatores.

Desse modo, como ocorre nos processos de demanda energéticas, que sem prejudicar ainda mais o meio ambiente, mais do que já o fizemos. Assim a cada dia surgem mais Formas Sustentáveis de se obter Energia Limpa para proteger o ecossistema do qual precisamos para viver. Mas uma dessas soluções que os países tem buscado é o desenvolvimento do hidrogênio verde que também se conhece como hidrogênio renovável.

Dessa forma há pouco tempo, Bill Gates que muitas pessoas conhecem por ser o fundador da Microsoft lançou um livro que leva o título de “como se livrar de um desastre climático. No qual, classificou o combustível como excelente novidade desses últimos tempos com o objetivo de combater o já tão conhecido efeito estufa. Assim, proteger  o meio ambiente de uma maneira mais eficaz com tendência de crescimento. Bem como pensar em uma nova forma econômica, isto é, um desenvolvimento sustentável.

Todavia ainda sobre o hidrogênio verde não sabe se poderá produzir o produto a um valor mais acessível. Mas caso haja sucesso na tentativa este ato poderia resolver muitas questões sobre a proteção do meio ambiental. Sendo assim Gates disse que fica animado que esse assunto seja pauta nos dias atuais, pois precisamos agir!

Mas afinal o que é o Hidrogênio verde?

O elemento químico mais excessivo do universo é o hidrogênio. Assim como as estrelas o sol também possui este elemento ele também pode apropriar-se do estado líquido. Mas o elemento é demasiado poderoso, pois possui 3 vezes mais energia do que a gasolina. Dessa forma, ao contrário da gasolina é uma fonte de energia limpa visto que apenas libera H2O(água).

Assim sendo assumindo a forma de vapor não produz dióxido de carbono. Em outras palavras o hidrogênio possui três vezes mais energia do que a gasolina. Além disso não solta os chamados gases não poluentes que danificam o nosso meio ambiente. Entretanto apesar de existirem há muitos anos tecnologias que estão de acordo com o uso do elemento.

Existem razões pela qual até o presente momento apenas foi usado em ocasiões específicas como por exemplo para estimular as naves espaciais da Nasa. Todavia é conceituado como perigoso justamente por ser bastante inflamável. Dessa forma fazer o transporte ou até mesmo a sua conservação mesmo com o máximo de segurança torna-se um desafio enorme.

Apostando no futuro

Nos dias atuais cerca de 99% de todo o hidrogênio utilizado como combustível tem sua produção que partem de fontes não renováveis. Sendo assim menos de 0,1% de sua produção é por intermédio de eletrolíse de água, segundo conta a Agência Internacional de Energia em outras palavras produção de Energia Limpa. Entretanto muitos cientistas afirmam que este cenário pode vir a mudar muito em breve.

Dessa forma, as imposições para que haja uma redução da poluição no meio ambiente tem surtido efeito. Pois muitos países e suas empresas tem apostado em uma nova maneira de fazer uso da Energia Limpa. Assim, as mesmas tem se empenhado em descobrir novas Formas Sustentáveis de continuar funcionando sem desmatar o ecossistema.

Portanto alguma companhias de Petróleo como por exemplo Shell, Repsol e B são uma das companhias que anunciaram novos projetos com a participação do Hidrogênio Verde. Dessa forma muitos ouros países propagandearam novos planos de produção nacional do elemento, bem como a União Europeia  não quis ficar de fora. Inclusive no ano passado a União comprometeu-se com US$ 430 bilhões em Hidrogênio verde até o ano de 2030.

Depreciação dos preços

energia limpa hidrogênio verde
Fonte: Google

No fim no ano passado, algumas empresas internacionais que apresentam novos projetos de Hidrogênio Verde anunciaram o projeto catapulta de Hidrogênio Verde ou em inglês Green Hydrogen Catapult. Desse modo, este anúncio faz parte de campanha Corrida Zero Emissões; no encontro das nações unidas para discutir as mudanças climáticas no planeta no qual são discutidos planos para proteção do meio ambiente.

Contudo esta aliança global é formada por, um grupo saudita que produz Energia Limpa intitulado a Acwa power. Bem como, a fabricante chinesa de turbinas eólicas Envision dentre outras empresas que formão a aliança pretendem que a indústria se transforme; e seja multiplicada por pelo menos 50 nos próximos seis anos.

Todavia este planejamento tem objetivo de reduzir o gasto atual do hidrogênio renovável em pelo menos a metade precisamente em US$ 2 por quilo. Sendo assim em um relatório que se tornou-se público no mês de agosto de 2020 por meio da consultoria energética Wood Mackenzie sugeriu que eles estão trilhando o caminho correto. Logo o documento conta que os custos tendem a baixar em até 64% nos próximos dez anos.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *