Banco do Brasil: Lucro da seguridade tem alta de 10,7%

BB Corretora explanou sobre o aumento nos Índices De Inflação e expansão nas reservas das previdências privadas de PGBL e VGBL. Entenda!
Anúncios


banco do brasil seguros
Fonte: Banco do Brasil

O braço de seguros e previdência do Banco Do Brasil, a BB Seguridades indicou no último dia 03 que obteve lucro líquido de R $977,06 milhões ao término do primeiro trimestre deste ano, com aumento de 10,7% com relação à mesma época em 2020. Sendo assim os Índices De Inflação foram beneficiados por uma maior lucratividade em suas aplicações. Assim sendo a empresa explanou sobre esses Índices De Inflação.

Contudo os ativos de benefício são definidos no braço de previdência Brasilprev, assim sendo em um padrão superior aos dos passivos. Todavia em agrupamento os devidos prêmios são emitidos através da unidade de seguros Brasilseg que no último trimestre tiveram uma evolução de 7,3% ano a ano durante o tempo em que as reservas de VGBL e PGBL da brasilprev alcançaram alta de 6,4% em apenas 12 meses.

Entretanto, a consequência operacional neste período segue ficando bem abaixo do crescimento que foi projetado e também esperado de aproximadamente 8% a 13% previsto para o ano.

Assim sendo a companhia já teve custos bem maiores relacionado a pagamentos de indenização, sobretudo devido aos efeitos do agravamento da pandemia como por exemplo a morte de muitos segurados desde o início da pandemia.

Portanto, a companhia obteve receitas menores com o bônus habitual de performance na BB corretora relacionado a forte queda de premiações de seguro especulativo. Assim sendo, a empresa presumiu que a evolução das vacinas durante os próximos meses e a tão esperada redução no índices de mortes por covid-19 devem permitir a retomada.

Banco do Brasil: seguro de vida e seguro real

Sendo assim o valor pago por quem contrata obteve um aumento de 7,3% sendo embalados tanto pelos Índices De Inflação como pelo desenvolvimento comercial do seguro real que teve um aumento de 29,4%  relacionado ao mesmo período do ano passado. Dessa forma o BB seguridade afirmou que o produto teve auxílio da liberação antecipada de custo do Banco Safra de 2021/2022 em maior volume.

Contudo o seguro de vida permanece com aumento anual de 14,6% o que ajudou a estimular o segmento de seguros no brasil. Ainda assim afirmou a seguradora que como seguro de vida rural o produto obteve um bom desenvolvimento com relação às vendas e  em razão do lançamento do novo portfólio no mês de maio do ano passado.

Portanto, é presumido que a taxa de sinistros relacionados aos prêmios que foram emitidos em 2020 transmitiram cerca de 37,8%. Assim sendo o BB seguridade outorgou que a evolução do agravamento por causa da chegada da segunda onda da pandemia do covid-19 que por sua vez aumentou o índices de perdas nos seguros com cobertura de morte. Todavia na previdência privada os financiamentos tiveram alta de 6%.

Expansão nas reservas de PGBL e VGBL e os Índices de Inflação

Em uma breve comparação anual os 6% de aumento devem ser equivalentes a R $11 bilhões, porém ao compararmos o quarto trimestre de 2020 segundo especialistas da área ocorreu queda de 11% e dessa forma a captação líquida chegou a R $1 bilhão dentre os meses de janeiro e março de 2021. Sendo assim com uma queda anual de 44%. Contudo a reserva da previdência da companhia seguem estáveis relativamente.

Em um recente estudo feito por especialistas a relação durante o último trimestre do ano de 2020 são R $307 bilhões referentes a R $308 milhões relacionados ao quarto trimestre. Sendo assim, relativos aos três meses do começo do ano passado, houve aumento de 7%.

Contudo as retenções relacionadas aos tipos de previdência VGBL e PGBL tiveram uma expansão de 6,4% assim sendo com auxílio da lucratividade dos fundos de investimentos. Dessa forma, é onde estão localizados os nomes dos recursos dos usuários, informou a empresa. Sendo assim, devido ao lançamento da mais nova família de fundos no mês de dezembro do ano passado e também a ampliação estratégia da empresa.

Resultado operacional e demais projeções

banco do brasil seguros previdenciarios
Fonte: Banco do Brasil

Portanto com os prêmios inscritos através da unidade de previdência no trimestre. Assim sendo, são resultados considerados positivos. Entretanto a consequência operacional no período acabou por ficar abaixo da evolução que foi projetada para atingir de 8% a 13% para o ano de 2021 com a projeção futura de um aumento muito maior para o ano de 2022. Contudo a empresa deve custar mais altos.

Devido a crise sanitária que a pandemia trouxe, sendo assim a pandemia afetou o setor diretamente e de muitos ângulos diferentes como por exemplo a queda na aquisição de novos planos previdenciários o que resultou em alta nos Índices de Inflação. Contudo com a vacinação segue as projeções para setor são de que as receitas voltem a se normalizar.

Sendo assim com a normalização espera-se que o resultado operacional assim como os Índices De Inflação voltem a se normalizar. Dessa forma o fato é que embora muitas projeções futuras estejam sendo produzidas é preciso observar como se dará o andamento da vacinação para que a performance de comercial dos planos de previdência privada voltem a se estabilizar assim como as demais áreas.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *